O PI3 é um projeto integrador do INCT IN-TREE (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução) intitulado “Aproximação entre ciência e prática na área ambiental e na construção de uma educação transformadora em ecologia e evolução”.
O projeto é coordenado pelos professores Dr. Pedro Rocha (UFBA), Dr. Charbel El-Hani e Dra. Renata Pardini (USP). Para o professor Pedro Rocha, o objetivo do PI3 é “desenvolver conhecimento sobre como a universidade pode interagir de modo mais eficaz com a sociedade visando a resolução de problemas ambientais e educacionais”.
De maneira mais específica, como projeto integrador, o PI3 tem ainda a missão de estimular os 14 projetos temáticos vinculados ao IN-TREE a interagir com os setores sociais interessados na temática ambiental e educacional.
No campo ambiental, o PI3 desenvolve algumas atividades que possuem relação mais direta com os projetos temáticos, como:
· Estabelecimento de uma base teórica sólida que possa iluminar as atividades de interação da Universidade com a sociedade.
· Diagnóstico sobre como os projetos temáticos pretendem interagir com setores sociais e quais são as demandas específicas de apoio visando fornecer esse apoio;
· Produção de uma síntese sobre as experiências de interação do IN-TREE com diferentes setores sociais.
Além dessas, a equipe do PI3 desenvolve algumas atividades próprias de interação com a sociedade, como:
· Oferecimento de cursos e produção de material formativo sobre como a ciência ecológica pode auxiliar na resolução de problemas ambientais. Esses cursos são voltados para graduandos, pós-graduando e membros de setores sociais;
· Diagnóstico de problemas transversais nos processos de políticas públicas ambientais no Brasil.
Uma característica relevante do PI3 é a sua potencialidade de interagir com todos os projetos temáticos, que investigam uma diversidade de temas em ecologia e evolução. Isso acontece, pois como projeto integrador, o PI3 tem a função de estimular a integração entre as equipes de diferentes projetos temáticos (14 no total).
De acordo com o professor Pedro Rocha, alguns projetos temáticos já estão desenvolvendo atividades de interação com setores sociais há bastante tempo, como o Projeto Temático 3, que atua junto a setores agrícolas. “Isso se repete em outros projetos temáticos”, disse. Outros projetos temáticos iniciarão iniciativas de interação em breve. Isso contribui para que o IN-TREE possa cumprir a sua função de realizar pesquisas a partir de abordagens transdisciplinares.