O Ler Para Ser é uma ação cultural que faz parte da disciplina Oficina de Planejamento e Elaboração de Projetos Culturais do curso de Produção Cultural – UFBa, e tem como objetivo a produção de um livro feito por crianças do Ensino Fundamental. Foi criado no intuito de estimular a leitura e a criação de histórias desde a infância, pois acreditamos que esse é um dos caminhos para a formação de seres humanos melhores, criativos.
A leitura é primordial para o desenvolvimento de um cidadão sensível às diferenças e semelhanças ao seu redor. Apesar de ser um clichê, mas de fato é possível viajar através das páginas de um livro; o leitor consegue sentir uma enorme gama de sensações, aprende sobre história, cultura local, sobre plânctons (por que não?)… São diversas as possibilidades para aqueles que compreendem a importância dos livros para o autocrescimento.
Muito bonito tudo isso, mas a realidade brasileira, infelizmente, é outra. Segundo a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), levantamento feito em 2016 com mais de dois milhões de alunos e em 48 mil escolas públicas, o índice de alunos com nível insuficiente de leitura foi de 54,73%. O resultado é ainda mais agravante quando se pensa em Bahia, onde o número alcançou os 73%, sendo o sexto pior resultado do Nordeste.
Escolhemos a Escola Silvio Dórea, localizada no bairro de Pernambués, em Salvador, para realizarmos essa ação cultural. Esse espaço de ensino e cultura é pequeno e conta com apenas duas professoras, Eliana Silva e Ana Lúcia Santos, que atendem turmas de até 10 alunos tanto no turno vespertino quanto matutino. Mesmo com carências de ordem material, a Escola promovia com muito amor e carinho atividades extras de cunho cultural.
A Escola Silvio Dórea, em 2015, ofereceu seu espaço físico para o projeto Gaeec (Grupo de Apoio Educacional a Comunidade), realizado no bairro de Pernambués, em parceria com vereadores da comunidade. O projeto, conduzido por Elival da Silva, filho da professora e diretora Eliana Silva, oferecia atividades culturais e esportivas não só aos alunos da escola, mas também a todas as crianças moradoras do bairro.
Através da Gaeec eram oferecidas aos sábados, pela manhã, durante dois anos, aulas de teatro, break, grafite e xadrez. No âmbito esportivo foram ofertadas aulas de futsal, voleibol, basquete, handebol, além de uma bolsa- auxílio de R$100,00, com recurso proveniente de apoio político, atendendo a mais de vinte crianças da região. Com a suspensão da bolsa, houve uma evasão de alunos, causando o encerramento das atividades.
Apesar das aulas extras que já foram realizadas na Escola Silvio Dórea, a literatura não era uma das artes trabalhadas, de modo que isso foi visto como uma oportunidade. As turmas de tamanho reduzido também foram um ponto positivo e que pesaram no momento da escolha da instituição.
Ação cultural Ler Para Ser:
Depois de todos os preparativos (conversas com a professora Eliana, confecção da Caixa das Ideias…), enfim, chegou o dia de encontrar as crianças! A visita foi realizada no dia 22 de novembro de 2017, no turno matutino. A idade das 10 crianças variava entre 8 e 10 anos.
Para a construção da história, foi utilizada uma Caixa das Ideias.
Dentro da caixa, os alunos encontraram variados objetos, como os da foto abaixo.
As dez crianças criaram seus personagens, alguns escolheram ser eles mesmos, já outros optaram ser pessoas completamente diferentes. Cada um deles, com olhos fechados, pegou um dos objetos da Caixa das Ideias e precisou criar e, posteriormente, continuar a narrativa envolvendo o objeto. O resultado foi a história, batizada por eles mesmos, “Dez Amigos e a Viagem dos Sonhos”.
Os alunos também fizeram desenhos sobre a narrativa recém criada e posaram orgulhosos com eles.
A contribuição de vocês é essencial para a finalização do livro “Dez Amigos e a Viagem dos Sonhos”, uma história repleta de amizade e muita criatividade!
Da esquerda para direita: Gabriela Blenda, Tárcila, Gabriel, José, Cauã, Kauane, Júlia Beatriz, Carol, Maria Eduarda, Alisson, Yan e Brenda.